Até o final deste mês, a Prefeitura de Itabuna vai iniciar o processo licitatório para obras em vários bairros da cidade, além da a execução de serviços de abastecimento de água pela Emasa. O prefeito Claudevane Leite fez o anúncio do primeiro pacote de obras do seu governo em reunião com o Grupo de Ação Comunitária (GAC) e em entrevista ao programa Alerta Geral da TV Cabrália. Na próxima semana Vane fará o detalhamento dos projetos para a imprensa.
Segundo o prefeito a maior parte dos serviços serão realizados com recursos próprios e outra parte será a retomada ou continuação de obras financiadas pelo Governo Federal com contrapartida da Prefeitura, como as obras da Zona Leste e da urbanização da área do Canal Lava-pés, na avenida Amélia Amado, onde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), já está colocando os meios-fios e em seguida reiniciará o asfaltamento do entorno.
O programa de obras e serviços anunciado pelo prefeito de Itabuna contempla as áreas de urbanização, iluminação, limpeza e atenção social. Vane afirmou que o pacote de obras apenas a primeira etapa de um programa maior: "Com os recursos do IPTU vamos anunciar outras obras em todo o município no segundo semestre. Agora, estamos utilizando recursos já existentes. Nossa ideia é começar a urbanização por dois bairros emblemáticos da situação de abandono da cidade: Novo Horizonte e Zizo, onde ficam as localidades conhecidas como Horta e Buraco da Gia. Nós vamos urbanizando, para melhorar as condições desses locais, melhorando, assim a qualidade de vida dos moradores".
Vane também anunciou a pavimentação do acesso e as ligações de água do Conjunto Habitacional Jardim América e a licitação para a construção de mais dois restaurantes populares, além da entrega do atual, cuja reforma está sendo concluída este mês. "Já estamos definindo os locais, mas os dois restaurantes devem ficar na área do São Caetano e na região do Califórnia/Fátima, pois assim teremos uma boa cobertura da cidade".
Melhoria residencial nos bairros - Outro programa importante constante do pacote de obras anunciado pelo prefeito é o Programa de Melhoria Habitacional, que vai investir cerca de R$ 500 mil reais, em uma primeira fase para ajudar famílias carentes e melhorar as condições de suas moradias. Vane explica que a Prefeitura vai dar a condição para que as próprias famílias façam os serviços de melhoria em suas moradias.
"As secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Urbano já estão definindo os critérios para o cadastro e a liberação dos recursos e nossa meta é chegar a 500 residências nesta primeira fase, em dois ou três bairros da cidade. Dentro de alguns dias informaremos o detalhamento do programas, mas os recursos já estão garantidos e começaremos a execução ainda neste semestre", garantiu o prefeito.
O prefeito falou ainda da iluminação e da manutenção de praças e jardins. A Prefeitura lançará licitação para a contratação de duas empresas, uma para executar o projeto de iluminação e outra para realizar serviços de manutenção e melhoria das praças e jardins, tudo sob a coordenação e supervisão da Sedur.
"Queremos dar um verdadeiro 'banho de luz', que melhorem o aspecto visual da cidade e ajude na segurança pública, inibindo a violência, e vamos revitalizar nossas praças e jardins, embelezando a cidade e qualificando os espaços de convivência social. Será um trabalho diferenciado que vai ajuda no resgate da autoestima de Itabuna", prevê Vane.